O filtro dos sonhos (Dreamcatcher) é um artesanato originário da tribo norte-americana Ojibwa, e carrega em seu significado a representação das fases do ciclo da vida, e também de todas as forças que agem em cada etapa deste ciclo.
A origem do filtro dos sonhos
Segundo a lenda, um ancião indígena foi ao topo da montanha em busca de uma visão, e lá teve um encontro com IKTOMI, a aranha, que se comunicou com ele em linguagem sagrada.
Ela então começou a modelar uma teia com cabelo de cavalo e oferendas em um aro de cipó, e enquanto modelava falou ao velho ancião que forças boas e más atuam em cada fase do ciclo da vida, e se nos guiarmos pelas forças boas, poderemos entrar em harmonia com a natureza, porém, se nos deixarmos guiar pelas forças ruins, teremos dor e infortúnio.
Ao final ela havia produzido o filtro dos sonhos, que é originário do Espírito do Mundo, um local dentro do ar da noite e que é feito dos sonhos bons e ruins, e lhe relatou que ali está a representação do ciclo da vida que ao final encontra o Criador, representado como o centro da teia, e que aquele símbolo iria ajudar seu povo a alcançar seus objetivos.
Já as penas colocadas ao fundo do filtro dos sonhos simbolizam a respiração, o elemento ar que nos rodeia e dá mais energia. Também podem ser colocados outros adereços no filtro dos sonhos, e cada um terá um representação especial na vida das pessoas.
Como fazer filtro dos sonhos artesanal
Este artesanato cheio de simbologia indígena norte-americana acabou se tornando símbolo de toda uma cultura a partir dos anos 70, e atualmente é encontrado em lojas e feiras de artesanato espalhadas em todo país.
E para lhes ensinar como fazer um filtro dos sonhos em casa separamos abaixo este vídeo tutorial apresentado no canal Do Fundo do Armário, que mostra todo o passo a passo para vocês confeccionarem seus modelos em casa:
Modelos de filtro dos sonhos artesanal
E abaixo separamos mais alguns modelos de filtros dos sonhos que vão inspirar suas criações artesanais, e que podem ser feitos para pendurar na varanda da casa, no espelho do carro, na garagem, ou mesmo em formato de brincos, chaveiros, colares, e muito mais: