Ao longo dos anos, o uso de matérias-primas diferenciadas para produção de trabalhos artesanais vem se diversificando cada vez mais, o que permite aos artesãos e artistas plásticos a criação de peças artísticas únicas e diferenciadas, que são muito bem vindas em praticamente todos os ambientes.
Uma destas matérias-primas que oferecem inúmeras opções para trabalhos artesanais são as malas antigas, que muitos temos em casa, e que ainda guardam aquele visual retro, um estilo que está em alta no mercado atual.
Estas malas, que em outras ocasiões fizeram parte das viagens para casa da vovó nos tempos de infância, hoje podem ser usadas para montagem de puffs, caminhas para pets, nichos e muito mais. Além disso, elas podem ser combinadas como peças de decoração, que vão enfeitar quartos, salas ou varandas de casas e apartamentos.
Dicas para restaurar malas antigas
E para lhes ajudar neste artesanato, separamos abaixo algumas dicas para restaurar aquela mala antiga que você tem em casa, ou que pode ser adquirida na internet ou em lojas de antiguidades aí na sua cidade:
Primeiro pegue sua mala antiga e limpe-a bem, com o auxílio de um pano macio umedecido com álcool, que ajudará na remoção da sujeira e resíduos.
Em seguida você pode pintar sua mala com o uso de tinta spray, aplicando algumas demãos de tinta e aguardando o tempo de secagem descrito na embalagem.
O uso de rodinhas e pezinhos também é uma boa alternativa, e estes podem ser fixados na base da mala com o uso de parafusos, dependendo do uso da mala aí na sua casa.
Ou se preferir apenas utilize suas malas antigas para enfeitar o ambiente, de uma maneira retro, e que vai combinar com vários estilos de decoração.
Modelos de malas antigas restauradas
E abaixo vocês conferem mais alguns modelos de malas antigas que foram restauradas, e que vão lhes trazer muita inspiração:
Imagens ilustrativas da internet.
Tenho uma mala de ombro em azul que gostaria de pintar de preto.
No sapateiro fica muito caro, podem dizer-me se posso faze-lo em casa?
Olá Maria do Rosário, olha creio que sua ideia dê certo sim, mas uma dica é fazer um pequeno teste na mala, pinte uma parte mais escondida dela com a tinta, e deixe secar para ver o resultado, se ficar bom você termina a pintura, e terá uma maleta renovada. Já vi arte semelhante na internet com bons resultados. Abraços e boa sorte.