Uma das principais metas de nosso site é demonstrar como é simples e fácil reutilizar objetos de nosso dia a dia, como latas ou potes vazios, para produzir artesanato de qualidade, e que além de garantir uma renda extra, ainda ajuda a preservar o meio ambiente.
E segundo pesquisa realizada pela Associação de Empresas de Limpeza Pública – Abelpe, que foi publicado no início deste ano, o Brasil produz atualmente 61 milhões de toneladas de lixo anualmente, o que é bem mais elevado do que o tamanho do crescimento populacional. E se esta realidade não for mudada, em breve teremos lixo em excesso que irá prejudicar ainda mais nosso meio ambiente.
A reciclagem e o artesanato caminham juntos
Por isso cabe a nós todos incentivar a reciclagem de diversos objetos de nosso dia a dia, seja com o envio para centros de reciclagem em nossa cidade, ou mesmo em casa, com a criação de objetos artesanais muito úteis, práticos e criativos.
Também é importante sabermos ao certo como separar adequadamente todo o lixo que produzimos, para jogar fora apenas o que realmente não puder ser reaproveitado.
Dicas para reaproveitar todo material reciclado
E para definirmos melhor o que pode ou não pode ser reciclado, o importante é seguirmos este lema:
“Antes de jogar fora, temos que tentar criar algo novo com cada item.”
Isso pode ser aplicado com todo lixo não orgânico que produzimos em nossa casa, lembrando que lixo orgânico fica classificado como restos de comida, e também papel descartado no banheiro, dentre outros.
Já outros itens, como latas, garrafas PET, potes, vasos, móveis, e tantas outras coisas, podem ser reutilizados e com isso ganhar novos ares, se tornando algo útil e muito mais proveitoso.
Dicas importantes sobre limpeza ou descarte de materiais
Vale lembrar que antes de usar estes objetos, deve-se primeiro lavá-los bem, para que resíduos e sujeira seja removida, e com isso o trabalho artesanal tenha mais qualidade.
Porém, é importante dizer que alguns objetos, como embalagens de veneno, defensivos agrícolas, pilhas, baterias, motores e lâmpadas que possuam gazes ou líquidos devem ser descartados em local apropriado, que é informado nas embalagens ou nas lojas onde você comprou cada um destes produtos.
E antes de modificar um objeto que utilize eletricidade para funcionar, é importante procurar um técnico especializado para lhe orientar sobre possíveis choques elétricos, como é o caso do tubo de monitores e televisores, ou mesmo bobinas de carro, que podem dar choque se forem abertos de forma inadequada.
Objetos feitos de material reciclado
Abaixo separamos alguns objetos que foram feitos com o uso de material reciclado, e que lhe ajudarão a ter uma boa idéia do que fazer aí na sua casa:
a seriedade de reciclagem tem quer ser encarada por todos e repassado ,isso é muito importante!!!!
Verdade Lia, abraços.