Trabalhar com artesanato é uma forma de transformarmos o mundo ao nosso redor, através de técnicas que transformam simples objetos em verdadeiras obras de arte, cada uma em seu estilo e forma definidas.
E uma das técnicas bem bacanas para fazermos esta transformação é com o falso jateado em vidro, que deixa peças de vidro diversas com uma aparência fosca e muito elegante.
A técnica do falso jateamento de vidro
A técnica de jateado ou fosqueamento é feita através do atrito produzido em peças de vidro, mármore ou granito (ou outros materiais) com o auxílio de um jato de areia ou água, para deixar sua superfície fosca e áspera.
Já a técnica do falso jateamento de vidro é feita com o uso de produtos químicos abrasivos, que podem ser comprados em lojas de artesanato, e que produzem o mesmo efeito fosco em diversos materiais.
E o legal quando aplicamos esta técnica no vidro é que o visual fosco dá as peças artesanais um acabamento todo especial e muito elegante, e que pode ser visto em canecas, taças, copos, painéis de vidro, quadros, e muito mais.
Dicas para fazer falso jateado em vidro
Confiram neste vídeo as dicas da artesã Vera Francisco que ensina o passo a passo para vocês criarem lindos trabalhos artesanais em vidro com o uso das técnicas do falso jateado em casa:
Imagens de artesanato em vidro com falso jateado
Separamos também estes modelos de trabalhos artesanais feitos com o uso das técnicas de falso jateado em vidro, e que vão lhes ajudar na hora de criar seus trabalhos artesanais:
posso fazer essa tecnica em box de banheiro, nele todo? pintaria com rolo ou pincel??
Olá Ana, acredito que dê para fazer sim o falso jateado em todo box do banheiro, e o ideal segundo a artesã no vídeo é um pincel com cerdas macias. Abraços e boa sorte.
Tenho 200 garrafas para escrever um pequeno texto. Gostaria de saber quem poderia fazer esse falso jateado.
Obrigada
Olá Cida, bom nosso foco é postar sempre dicas de artesanato para que vocês possam fazer em casa, e creio que se você der uma conferida no vídeo tutorial conseguirá fazer lindos trabalhos artesanais aí na sua casa. Abraços e boa sorte.
esta técnica só pode ser feita em vidro? ou posso utilizar outro material?
Plá Marcelo, olha acredito que valha o teste em outros materiais, como o PVC e o acrílico, para ver se dá certo. Mas a princípio a pasta é para uso em vidro mesmo. Abraços.
Fiz o falso jateado com verniz fosco e saiu na agua é normal?
Não sei lhe informar Aldo, mas acho que não era pra ter saído não viu. Mas manda um email para artesã Vera Francisco, e ela poderá lhe orientar melhor: [email protected]. Abraços.
Se usar o verniz, sim. Para n sair na água tem q ser a pasta fosqueante.
Por favor, como fazer o molde da minie preciso fazer lembrancinhas para o níver de minha sobrinha. Obrigada
Olá Vania, olha fui pesquisar e para fazer uma imagem no vidro, você tem que colar a imagem no local, depois aplicar a pasta, e em seguida retirar a imagem, como demonstrado neste vídeo do canal Manda Dicas: https://www.youtube.com/watch?v=glNSY1Fc_oE. Infelizmente não temos o molde da Minie para lhe ajudar, mas espero que com o vídeo você consiga fazer aí na sua casa. Abraços.
Vania outra solução é enviar um email para artesã Vera Francisco, que ensina o falso jateado no vídeo tutorial, e poderá lhe ajudar com sua dúvida: [email protected]. Abraços.
Bom dia , tenho um lavabo o de a porta e de vidro tipo Blindex, gostaria de aplicar a técnica nessa porta, podem me dizer se uso rolo ou pincel? E qual o melhor verniz pra esse tipo de obra?
Olá Rafael, olha creio que você possa fazer como a artesã Vera Francisco demostrou no vídeo, com o uso de uma pasta para fosqueamento e um pincel com cerdas macias. Se preferir você pode usar outra técnica, que é a aplicação de um adesivo que reproduz a técnica, e que você confere neste vídeo da professora Lu: https://www.youtube.com/watch?v=d5xb3hB-Hd4, abraços e boa sorte.
essa tecnica de jateamento pode ser feito em vidro de veneziana e porta de correr os vidros sao inteiros
Olá Michele, olha não sei lhe informar, mas manda um email para artesã Vera Francisco: [email protected], que trabalha com jateamento e poderá lhe orientar sobre isso. Abraços.