Estamos na época das festas juninas, que são uma tradição herdada de vários países europeus, em que são celebrados alguns santos tradicionais da igreja católica.
Durante este mês são realizadas quermesses em quase todas as regiões brasileiras, que levam ao público barracas com muitas brincadeiras, e também um conjunto de comidas típicas, como a pipoca doce, que é muito apreciada por crianças e adultos, e que faz um enorme sucesso onde é servida.
A pipoca é feita com um milho diferenciado, que é chamado de milho-pipoca, com tamanho das espigas menor que o tradicional, com grãos em formatos diversos, e em cores variadas, como amarelo, roxo ou branco. Em algumas regiões a pipoca também recebe o nome de pororoca, e ambos os nomes se originam da linguagem Tupi.
Pipoca doce vermelha
Já a pipoca doce pode ser feita com vários sabores, mas a tradicional vendida em quermesses, festas e eventos por todo Brasil é a pipoca doce vermelho, que vamos lhes mostrar como fazer em casa com esta receita simples e fácil:
Ingredientes
• ½ xícara (chá) de milho de pipoca;
• ½ xícara (chá) de açúcar;
• 2 colheres (sopa) de óleo;
• 2 colheres (sopa) de água;
• Corante alimentício vermelho.
Modo de preparar
Separe uma panela grande com tampa (ou utilize uma panela pipoqueira).
Adicione nela todos os ingredientes, e leve ao fogo médio.
Mexa constantemente até que o milho de pipoca comece a estourar.
Este processo pode levar alguns minutos.
Quando a pipoca começar a estourar tampe a panela.
Desligue o fogo assim que os estouros ficarem mais espaçados.
Com isso você terá pipoca doce vermelha igual aquela servida nas quermesses e festas, para suas crianças se deliciarem nas tardes frias de inverno.